Investigação de Passivo Ambiental
Avaliação Preliminar de Passivo Ambiental
A avaliação preliminar ou investigação preliminar (Fase1) tem como objetivo principal identificar situações ambientais de uso presente e pretérito associadas com a área objeto de análise e propriedades vizinhas, que possam representar passivos ambientais potenciais para o meio em que se inserem. Esta avaliação é fundamental no estabelecimento do potencial de contaminação de solo e águas subterrâneas e no modelo conceitual inicial de uma eventual sequência de investigações.
Investigação Confirmatória de Passivo Ambiental
A investigação confirmatória de passivo ambiental (Fase 2) é uma etapa do processo de avaliação de passivo ambiental, com o objetivo de confirmar a existência ou a ausência de contaminação em solo, ar e água na área objeto de estudo e verificar a necessidade de uma Investigação de cunho Detalhado.
Esta fase é uma etapa importante na tomada de decisão para órgãos públicos e empresas privadas, ela avalia as condições dos compartimentos ambientais, através de análises químicas quando comparados com valores de intervenção.
A PPA Geologia e Projetos Ambientais executou mais de 900 casos de Investigação Fase 2 de acordo a ABNT NBR 15515 parte 02/2011.
Investigação Detalhada de
Passivo Ambiental
A investigação detalhada de passivo ambiental (Fase 3) é a primeira do processo de recuperação de áreas contaminadas, sendo de fundamental importância para subsidiar a execução das etapas seguintes, de avaliação de risco e definição da remediação.
A metodologia utilizada para execução da etapa de investigação detalhada é semelhante à utilizada para a etapa anterior, de investigação confirmatória. Entretanto, os objetivos são diferentes.
Enquanto que na etapa de investigação confirmatória o objetivo principal é confirmar a presença de contaminação na área suspeita, na etapa de investigação detalhada o objetivo é quantificar a contaminação, isto é, avaliar detalhadamente as características da fonte de contaminação e dos meios afetados, determinando-se as dimensões das áreas ou volumes afetados, os tipos de contaminantes presentes e suas concentrações. Da mesma forma devem ser definidas as características das plumas de contaminação, como seus limites e sua taxa de propagação.
A PPA Geologia e Projetos Ambientais executou mais de 250 casos de Investigação Fase 3 de acordo a ABNT NBR 15515 parte 02/2013.
Contrate A PPA: